Se deseja que as suas mesas se mantenham novas como o primeiro dia, é muito importante cuidá-las e limpá-las frequentemente. Dependendo do material, deverá cuidá-la de uma maneira ou outra. Os modelos de madeira maciça devem tratar-se com muito cuidado devido a sua delicadeza. No caso que a utilize para comer, deve colocar ou uma tolha de mesa, ou uma base para proteger o artigo da humidade e temperatura dos pratos recém-feitos. A madeira regula bastante bem a humidade, já que a absorve. Por isso, si moras numa zona costeira, é aconselhável optar por um modelo envernizado que previne o aparecimento de fungos.
Porém, no caso de que prefira um modelo que não necessite tantos cuidados e seja de madeira, pode-se optar por um modelo de melamina. Este material é económico e impermeável, pelo não haverá problema se derramar acidentalmente um líquido sobre ela. Poderá secar a mesa simplesmente passando um pano. Além disso, suporta alterações de temperaturas e não acumula bactérias, pois é um material derivado do plástico. Também é resistente aos golpes e riscos.
No caso das mesas com tampos metálicos ou de vidro, estas são mais simples de limpar. Não acumulam sujeiras, são impermeáveis e económicas. O metal é muito resistente às mudanças de temperatura e não se deteriora. É um elemento que resiste muito bem aos choques e estará sempre na moda. Pode, portanto, ser utilizado em áreas exteriores como o jardim ou o terraço. Quanto ao vidro, os tampos das mesas de vidro oferecem luminosidade porque refletem a luz. Também, devido à sua neutralidade, adaptar-se-á facilmente com qualquer estilo decorativo.